#Curiosidade: O que gentileza tem a ver com a saúde mental?

By | 13 de novembro de 2018

gentileza-gera-gentileza

A resposta é TUDO. Quando praticamos gentileza com as pessoas a nossa volta promovemos um ambiente mais afetuoso e acolhedor, o que impacta diretamente na saúde mental e contribui para uma vida saudável. Atitudes como um sorriso, um abraço, um gesto de ajuda ou um ouvido amigo podem contribuir para espalhar a compreensão, o respeito e o amor por onde passa.

Com o intuito de promover a gentileza pelo mundo, em 1997, o Japão fez uma conferência mundial para que empresas, governos, políticos, ativistas, artistas e a população, de um modo geral, se unisse em torno dessa causa. Daí nasceu o Dia Mundial da Gentileza, comemorado nesta terça-feira (13/11).

No Brasil, o Dia da Gentileza é comemorado em 29 de maio, dia da morte de José Datrino, o Gentileza, um homem que passou a vida criando grandes painéis com mensagens positivas nas pilastras de viadutos do Rio de Janeiro (RJ). Utilizando tons da bandeira do Brasil, os painéis dele nunca passaram despercebidos e viraram uma atração cultural na capital fluminense. Além disso, cantores como Gonzaguinha e Marisa Monte transformaram a mensagem de Gentileza em música.

“Gentileza gera gentileza”. A mensagem símbolo do poeta, que completou 100 anos em 2017, ganhou significado especial em tempos de intolerância, tanto em discussões nas ruas quanto nas redes sociais. Ser gentil é tomar uma atitude inspiradora, que faz com que os outros sejam também gentis. Então, que tal colocar mais gentileza na sua vida? Abaixo, confira algumas dicas:

Deixe uma resposta