#FebreAmarela: O que fazer para se prevenir contra a doença?

By | 20 de novembro de 2018

vacina_febre amarela

A primeira coisa é ir ao Posto de Saúde mais próximo da sua casa e se vacinar, caso você não tenha ido. A vacina contra a #FebreAmarela está disponível gratuitamente em diversas salas de vacinação espalhadas por toda Minas Gerais. Se você ainda não se vacinou, vá o quanto antes! É que a vacina precisa de até 10 dias para fazer efeito e isso pode ser decisivo se você vive em área de maior incidência ou vai viajar para esses locais.

A vacina contra febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente aos estados. Neste ano já foram enviados, para todo o país, 30 milhões de doses da vacina de febre amarela. Apesar dessa disponibilidade, há uma baixa procura da população pela vacinação. As pessoas devem tomar a dose pelo menos 10 dias antes do deslocamento para as áreas recomendadas.

Veja também:
Cerca de 1,8 milhão de pessoas ainda não se vacinaram contra a febre amarela em Minas

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, respaldada em estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida. O público para vacinação contra a #FebreAmarela são pessoas a partir de nove meses de idade, que não tenham comprovação de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o início do verão é o período de maior risco de transmissão da doença. O alerta do Ministério da Saúde se dá porque áreas recém-afetadas e com grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Minas Gerias e São Paulo, ainda possuem um quantitativo elevado de pessoas não vacinadas, ou seja, que estão sob risco de adoecer. A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave.

 

*Com informações adaptadas da Agência Fiocruz.

Deixe uma resposta