#EAD: UNA-SUS e Campus Virtual Fiocruz lançam microcursos de Febre Amarela

By | 22 de novembro de 2018

curso_ead_febre_amarela

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Campus Virtual Fiocruz estão lançando nesta semana microcursos sobre febre amarela. Os interessados já podem se matricular no curso Transmissão, Vigilância e Controle. As inscrições para o curso sobre Vacinação serão abertas nas próximas semanas, em data a ser divulgada em breve.

A estrutura de um microcurso é baseada em microlearning (microaprendizagem), trazendo conteúdos que reforçam conhecimentos, conceitos e condutas para qualificar o atendimento. Os participantes aprendem de uma forma rápida e objetiva. Exemplo disso é o próprio material de divulgação do curso, que traz cartões ilustrados com questões e fatos relacionados ao conhecimento da doença. Há também um miniquizz com perguntas rápidas para testar conhecimentos (clique aqui para responder). Saiba mais sobre os cursos abaixo e clique nos links para acessar a área de inscrições.

1. Transmissão, vigilância e controle (inscrições abertas)

Apresenta os conceitos gerais sobre febre amarela, sendo indicado para os profissionais de saúde que atuam na atenção básica e em postos de vacinação. Mas é aberto para qualquer pessoa interessada. Ao final desse minicurso, o participante vai ser capaz de:

  • reconhecer áreas de risco de transmissão da doença;
  • identificar ciclos urbanos e silvestres;
  • rever procedimentos de vigilância;
  • definir os diferentes tipos de caso de febre amarela nos diferentes cenários epidemiológicos;
  • encontrar informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da doença e rever as medidas gerais de controle da febre amarela e formas de prevenção adicionais à vacina.

2. Vacinação (em breve)

Em forma de perguntas e respostas, o minicurso apresenta situações diversas sobre vacinação para febre amarela, trazendo orientações e reflexões para qualificar a recomendação de vacina e outras condutas associadas. É indicado para profissionais de saúde que atuam na atenção básica e em postos de vacinação. Mas qualquer pessoa pode se matricular. Ao final desse minicurso, o participante vai ser capaz de:

  • identificar as pessoas para as quais a vacina é recomendada;
  • orientar os usuários nos casos controversos;
  • orientar sobre eventos adversos e
  • identificar casos de eventos adversos.

OBSERVAÇÃO: As matrículas para os microcursos ficarão abertas até junho de 2019. Caso tenha alguma dificuldade em se inscrever, envie um e-mail para: suporte.campus@fiocruz.br

 

 

Fonte: Campus Virtual da Fiocruz.

Deixe uma resposta