#AconteceNoSUS: Hemominas realiza atividades em homenagem aos doadores de sangue

By | 23 de novembro de 2018

25_Dia Internacional do Doador de Sangue

O Hemocentro de Belo Horizonte, da Fundação Hemominas, promove entre os dias 21 e 24 de novembro várias atividades em homenagem aos doadores de sangue. A comemoração faz parte da Semana do Doador da Hemominas e do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A programação se iniciou na última quarta-feira (21/11), às 10 horas, com um culto ecumênico na unidade localizada na Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia em Belo Horizonte. Já na sexta-feira (24/11) e sábado (25/11) os usuários terão programação especial na unidade da Alameda Ezequiel Dias, em Belo Horizonte (MG).  Na próxima semana, será realizada a cerimônia de diplomação dos doadores fidelizados, com mais de 35 doações. Clique aqui para ver a programação completa.

Outras Unidades

A unidade da Fundação Hemominas em Divinópolis irá promover ações no período de 26 a 30/11. Nesses dias, os candidatos à doação que comparecerem ao Hemonúcleo serão recebidos com um lanche especial e apresentações musicais. No dia 30, sexta-feira, será feita a diplomação dos doadores fidelizados e a entrega dos certificados de honra ao mérito. Na ocasião os doadores assistirão à apresentação da soprano Regina Maria Nunes.

Agendamento OnLine

Para sua comodidade, a doação pode ser agendada online, pelo aplicativo MG app ou pelo telefone 155, opção 1. O call center recebe ligações das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados e domingos, das 07h às 19h. Para saber mais sobre orientações para grupos e caravanas de doadores de sangue, clique aqui.

Qual é a importância da doação de sangue?

Salvar vidas. Mais precisamente de até quatro pessoas que necessitam de transfusão por algum motivo. O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade – qualidades que já nascem com a pessoa ou que podem ser cultivadas desde a infância e mesmo despertadas pelo exemplo alheio. Ou quando a necessidade bate à porta. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes, Hemominas e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto. Os requisitos para doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
  • Para saber mais, acesse: www.hemominas.mg.gov.br

 

Deixe uma resposta