#Pesquisa: PPSUS comemora 15 anos com mais de 3.700 projetos financiados

By | 23 de novembro de 2018

ppsus_logo

Uma das principais ferramentas de apoio à pesquisa em saúde pública no Brasil, o Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) comemora 15 anos de atuação com o marco de 3.746 projetos financiados e o envolvimento de 291 instituições de pesquisa de todo o País. O Programa, que foi criado em 2002 e está em sua 6ª edição, é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa e busca apoiar financeiramente o desenvolvimento de projetos nos 27 estados da Federação. Esses estudos devem buscar contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde.

“O PPSUS é uma iniciativa inovadora por adotar um modelo de gestão descentralizado e participativo, envolvendo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil, produzindo evidencias científicas para a melhoria do SUS em cada UF”, diz a coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório. O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), é o coordenador nacional do PPSUS e conta com parcerias, no âmbito federal, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição responsável pelo gerenciamento técnico-administrativo em nível nacional.

Na esfera estadual, o programa conta com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP), as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e as Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECT). “Ao longo desses 15 anos, já foram investidos R$ 300 milhões de reais com recursos do Ministério da Saúde e das FAP’s. As Secretarias de Saúde também aportam uma parte desse capital em alguns estados”, explica Marge.

 

Fonte: Decit/SCTIE/MS.

Deixe uma resposta