#RedesSociais: Fiocruz lança Twitter para notícias em inglês

By | 28 de novembro de 2018

twitterinterancional

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acaba de lançar seu Twitter em inglês. O objetivo da ferramenta é divulgar as notícias da instituição que tenham interesse para a comunidade internacional. Com parcerias em mais de 50 países e 100 instituições, a Fundação já conta com um boletim de notícias internacional, que acabou de completar dois anos. “A nova conta de Twitter da Fiocruz vem se somar à estratégia de estreitar o contato com as instituições de todo o mundo que trate de assuntos de ciência, tecnologia e saúde pública”, conta Elisa Andries, coordenadora de Comunicação Social da Fiocruz. O endereço do Twitter em inglês é @fiocruz_en.

Com o novo Twitter, a Comunicação aproveita para reforçar o planejamento de mídias sociais da Fundação, que conta com canal de YouTube, Instagram, Facebook e o próprio Twitter. “Atualmente, as mídias sociais são essenciais para criar uma ligação entre a sociedade e as instituições, assim, não é possível pensar Comunicação sem estes instrumentos, que são muito eficazes para passar informação qualificada e de maneira rápida”, explica Elisa. O canal do YouTube disponibiliza vídeos oficiais da Fiocruz e, em destaque, está o institucional, lançado recentemente, que já conta com mais de oito mil visualizações. O canal pode ser acessado aqui.

Além da divulgação dos principais eventos da Fundação, a fanpage no Facebook (/oficialfiocruz), que conta com pouco mais de 127 mil curtidas, mostra as ações e serviços da Fiocruz. Já o Instagram (/oficialfiocruz) chegou à marca de dez mil seguidores e, por se tratar de uma mídia que privilegia as fotos, acaba por promover a integração entre as pessoas e a Fiocruz por meio de marcação em fotos e uso de hashtags que remetem à instituição. O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo e alcançou o impressionante número de um bilhão de usuários ativos recentemente.

O Twitter internacional será a terceira conta institucional da Fiocruz neste ambiente, uma vez que a Fundação possui o Fiocruz Oficial (@fiocruz) e o da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) (@agencia_fiocruz). O oficial, criado no início de 2009, há quase dez anos, tem cerca de 47 mil seguidores, enquanto o da AFN, lançado no mesmo ano, em 2009, tem mais de 240 mil, o que comprova que esta mídia social é a ideal para a disseminação de notícias. Vale lembrar que a atuação da Fiocruz nas mídias sociais vai além das contas gerenciadas pela Comunicação, uma vez que várias unidades e regionais da Fundação também possuem seus perfis independentes, de forma a assegurar a comunicação com todos os públicos, do geral até os mais segmentados.

Por Daniela Rangel (Agência Fiocruz de Notícias)

Deixe uma resposta