#VocêSabia: O açúcar pode ter mais de 20 nomes diferentes, fique alerta!

By | 3 de dezembro de 2018

Consultar os rótulos dos alimentos antes de comprá-los é um hábito que poucas pessoas têm, mas que é essencial para a saúde. Só assim é possível saber se o produto é feito com bons ingredientes ou se tem excesso de sódio, açúcar e aditivos químicos.

Mas não adianta procurar somente por nomes familiares. No caso do açúcar, se você procurar apenas por essa palavra na lista de ingredientes, temos uma má notícia: há várias denominações para o açúcar “escondida” em produtos industrializados, e o produto pode ser mais açucarado do que você imagina. 😮

Você sabe quais são esses nomes? Veja só:

03

#FiqueLigado: não vale ler só o rótulo dos alimentos doces, tá? Ainda que você não goste muito de doces e “fuja” das prateleiras de biscoitos recheados, bolos e chocolates no supermercado, deve ficar atento: os açúcares podem sim, ser encontrados nos alimentos salgados! Sim: molho de tomate, pães, ketchup e até biscoitos salgados podem conter açúcar!

Tem mais: sopas prontas, caldo de carne industrializado, milho e ervilhas em conserva, frango temperado congelado, macarrão instantâneo, maionese, etc. A lista é longa! Por isso, nunca deixa de consultar o rótulo e a lista de ingredientes. 👍👍👍

O alto de açúcar já impacta no aumento de doenças crônicas não-transmissíveis. No Brasil, na última década, o diabetes cresceu 54% nos homens e 28,5% nas mulheres. Outra doença que tem crescido entre os brasileiros, e que está relacionada com o alto consumo de açúcar, é a obesidade. A condição clínica subiu mais de 60%. Que tal optar por uma #VidaSaudável e com menos açúcar?

alimentacao_vida_saudavel_2017

___________________________________________________________________
* Com informações do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Deixe uma resposta