#Curiosidade: Conheça o Trabalho do Médico de Família e Comunidade

By | 5 de dezembro de 2018

médico de família

Atender as pessoas ao longo de suas vidas, independentemente de gênero, idade ou possível doença, reunindo ações de promoção e recuperação da saúde em situações agudas ou crônicas. Essas são algumas das funções desempanhadas pelo Médico de Família e Comunidade.

Essa Especialidade leva em conta os contextos biológicos, psicológicos, sociais e suas interações e reconhece o paciente como sujeito do processo. Isso significa saber onde o paciente mora; conhecer a residência, a família e os vizinhos; entender os problemas locais e como eles afetam a saúde dos que lá vivem. Para isso, o médico faz visitas domiciliares, junto com a equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde.

Saúde da Família

Cada UBS tem várias equipes de saúde que trabalham em um território específico, contando com uma população que permanece mais ou menos a mesma, o que permite que os profissionais conheçam bem seus pacientes e sua área de atuação. Em média, são cerca de 4 mil pessoas cadastradas por equipe, mas isso varia de acordo com a área.

As UBS e Clínicas da Família compõem o que a gente chama de “Atenção Básica” ou “Atenção Primária”, que seria a linha de frente da saúde e a porta de entrada dos usuários no nosso sistema de saúde, o SUS (diferentemente de hospitais de grande complexidade, por exemplo, pra onde vão apenas os pacientes encaminhados).

Deixe uma resposta