#RevistaFiocruz: Sisvan Web para crianças menores de cinco anos é destaque em publicação

By | 12 de dezembro de 2018

Por Alessandra Maximiano

A partir de uma análise dos fatores associados à cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) Web para crianças menores de cinco anos, nos municípios que abrangem a Regional de Saúde de Belo Horizonte, as servidoras Carolina Souza Ferreira e Letícia Alves Rodrigues, e as pesquisadoras, Isabel Cristina Bento e Patrícia Villela, e as professoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Cibele Comini César e Mariângela Cherchiglia, produziram um artigo publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Foram coletados dados da cobertura do Sisvan Web e um questionário semiestruturado sobre o funcionamento do Sistema foi enviado para as referências técnicas dos municípios avaliados. Os resultados encontrados pelas pesquisadoras sugerem a necessidade de uma maior sensibilização dos gestores e dos profissionais de saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre a importância do diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população.

O Sisvan

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) é um sistema de informação de apoio às ações de promoção da saúde, que tem como objetivo o aumento da qualidade da assistência à população. O sistema integra atividades de coleta e análise de dados destinados ao diagnóstico da situação alimentar e nutricional com foco na população atendida pelas Unidades Básicas de Saúde. A utilização do Sisvan auxilia a tomada de decisões, o planejamento de ações de promoção da alimentação saudável, a prevenção e controle das carências nutricionais e a formulação ou reorientação de políticas públicas.

csc

O Sisvan Web é um sistema informatizado que tem como objetivo registrar os dados da Vigilância Alimentar e Nutricional (estado nutricional e consumo alimentar) de todos os usuários do SUS. Disponibilizado na internet, o sistema tem como finalidade superar as dificuldades de registro e do fluxo de informações no sistema em sua primeira versão, denominada Sisvan Módulo Municipal.

Embora realizado em 2012 a partir das informações de 37 municípios, que naquele período faziam parte da Regional de Saúde de BH, o estudo descritivo realizado ainda demonstra a realidade atual de que a utilização do Sisvan Web deve fazer parte da rotina das Secretarias Municipais de Saúde. O sistema é um apoio aos profissionais de saúde na realização de diagnósticos principalmente no que se refere a prevalências de distúrbios nutricionais, como o excesso de peso, e ao consumo alimentar como aleitamento materno e introdução da alimentação complementar.