#VídeoSaúde: Documentário aborda a vida de mães de filhos com Síndrome Congênita do Zika Vírus

By | 20 de dezembro de 2018
Crédito: Fernanda Costa / Reprodução.

A VideoSaúde do Espírito Santo (ES), por meio do Canal Saúde, ambos ligados à Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), lançou o documentário “Todo cuidado do mundo”, dirigido por Úrsula Dart e Hugo Reis. O vídeo aborda a vida de quatro mulheres – Sabrina, Glaucilene, Alessandra e Josileide – cujo os filhos foram diagnosticados com a Síndrome Congênita do Zika Vírus.

Segundo Sérgio Brito, coordenador da VideoSaúde Regional ES, o documentário é a primeira produção da Regional da VideoSaúde e é um dos resultados do Acordo de Cooperação com a UFES. “O documentário resulta de parcerias e de muito empenho e dedicação de todas as equipes envolvidas”, afirma.

O roteiro do filme tomou como base a pesquisa realizada por Michele Nacif, da UFES, para o seu doutorado, na qual enfocava o zika vírus e comunicação, que serviu como argumento para o roteiro na I Oficina da VideoSaúde/ES: da Ideia ao Argumento, em 2016. No ano seguinte, a VideoSaúde Regional UFES conseguiu viabilizar parte do orçamento para o documentário, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Proext/MEC SESU 2016/2017: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura.

A realização contou com a VideoSaúde Distribuidora e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), ambos da Fiocruz, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e o Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva (Laprosc), os dois da Universidade Federal do Espítiro Santo (UFES). Abaixo, assista o trailer do documentário: