#AnoNovo: Como traçar metas para começar o ano em dia com a saúde?

By | 30 de dezembro de 2018

metas-2019

Em toda virada de ano fazemos reflexões sobre tudo o que foi feito ou deveria ter sido feito nos últimos meses. Com o balanço, acabamos percebendo que muitas coisas acabaram não sendo realizadas como se esperava. Por isso, para seguir com objetivos certeiros no ano que está chegando, a criação de listas de metas e/ou resoluções pode ajudar bastante. Mas, nesses momentos, você costuma adicionar sua saúde na lista de objetivos?

Veja também no site da SES-MG:
Cuidados simples podem evitar transtornos nas festas de final de ano

Pensando nisso, criamos uma lista especial de 15 ações saudáveis para seguir nos próximos meses. Atitudes simples podem proporcionar uma vida mais saudável para você e também para as pessoas que te rodeiam. Confira algumas dessas dicas e tenha um #AnoNovo repleto de saúde:

1 – Melhore sua alimentação
O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta dez passos simples para uma alimentação saudável, além de oferecer sugestões de refeições que respeitam as diferenças regionais e que indicam comidas e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.

2 – Cuide da sua saúde mental
Para fazer diferente e mudar a trajetória da vida é importante estar com a saúde mental em dia. Confira cinco dicas para te ajudar nessa jornada.

3 – Diminua o consumo de álcool
O uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano. Reduzir o consumo de álcool pode ser muito benéfico para sua saúde.

4 – Pare de fumar
O SUS disponibiliza uma série de recursos para apoiar a pessoa que deseja sozinha parar de fumar. O tratamento é gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. Confira algumas perguntas e respostas sobre tabagismo.

5 – Lave sempre as mãos
Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um dos principais instrumentos contra epidemias. Uma simples atitude que pode te salvar de infecções no próximo ano.

6 – Previna a Hipertensão 
Conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode ser vista como o “mal do século”. Mas a boa notícia é que ela pode ser evitada de acordo com nossos hábitos de vida. Confira dicas para prevenir a hipertensão.

7 – Evite o estresse excessivo no trabalho
Uma vida profissional desgastante e sobrecarregada pode evoluir para problemas psicológicos, como a Síndrome de Burnout. Aproveite o novo ano para evitar o esgotamento profissional.

8 – Coloque a vacinação em dia
O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No novo ano, não dê ouvidos às notícias falsas e vacine-se.

9 – Não se automedique
A cultura da automedicação brasileira deve ser evitada em todas as situações, mas, no caso de suspeitas de doenças relacionadas ao Aedes, a situação pode ser mais grave. Por isso, evite sempre a automedicação.

10 – Não compartilhe Fake News 
As notícias falsas têm ganhado repercussão com a velocidade com que elas são divulgadas. Na saúde, o medo gerado por conta dessas notícias falsas pode ter graves consequências, como o retorno de doenças já eliminadas e morte de crianças por doenças evitáveis pela vacinação. Confira oito passos para identificar possíveis fake news.

11 – Se torne um Doador de Sangue
Quer fazer algo altruísta no próximo ano? Doar é um ato de solidariedade. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas. Lembre que existe sempre alguém precisando de você. Ainda precisa de mais algum motivo? Doando sangue você ainda tem direito a um dia de folga no trabalho.

12 – Se torne um Doador de Órgãos
A doação de órgãos também é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. No próximo ano, se torne um doador de órgãos e avise a sua família.

13 – Previna as Infecções Sexualmente Transmissíveis
Use sempre camisinha! O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites virais B e C.

14 – Lute contra o preconceito com pessoas vivendo com HIV
Mais de 35 anos após a confirmação do primeiro caso de Aids no Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a doença. Reunimos respostas para algumas das perguntas ainda frequentes sobre o vírus, o HIV, e a doença. Se informe e ajude na luta contra o preconceito com pessoas vivendo com HIV.

15 – Se mobilize para enfrentamento do Aedes aegypti
A mobilização da sociedade é fundamental para eliminarmos os focos do mosquito Aedes aegypti e, com isso, não deixar água parada em casa, na escola ou no trabalho. Então, que tal convocar toda a sua comunidade para fazer um #DiaD de vistoria nas varandas, jardins e quintais da sua localidade, hein?

 

Por Janaina Bolonezi /Blog da Saúde / Min. da Saúde

Deixe uma resposta