#VerãoSaudável: Hidratação do idoso merece atenção especial

By | 9 de janeiro de 2019

tomar agua

A água é vital para o organismo humano. Ela é responsável pelo equilíbrio térmico do corpo, além de participar do transporte de nutrientes para as células através do sangue e promover a limpeza e a desintoxicação do organismo. Vale lembrar que o consumo correto de água ajuda também a afastar problemas de constipação (intestino preso), uma das síndromes que mais atrapalham a saúde da terceira idade. Por isso, é preciso ficar atento à hidratação, principalmente durante os períodos mais secos do ano.

Tomar cuidados especiais com a hidratação da pessoa idosa é importante, porque elas são mais vulneráveis e desidratam com maior facilidade. A desidratação está relacionada não apenas à pouca ingestão de líquidos, mas também a fatores como a utilização de medicamentos que podem induzir o usuário a urinar mais vezes, liberando um volume ainda maior de líquido todos os dias. Nos idosos, a desidratação pode gerar um maior risco de quedas, infecções no trato urinário, doenças dentais, distúrbios broncopulmonares, pedras nos rins, câncer, constipação e perda da função cognitiva.

Por isso, veja algumas dicas para auxiliar na hidratação dos idosos:

• Se você convive com um idoso, incentive a ingestão de líquidos ao longo do dia, mesmo se ele não estiver com sede. Algumas situações em que podem ser oferecidas água: Antes ou depois da higiene do idoso; no momento de tomar medicamentos e em horários previamente definidos de manhã e de tarde.

• Evite copos grandes e cheios. Prefira copos pequenos e com pouca quantidade, várias vezes ao dia.

• Mantenha as bebidas que eles mais gostam próximas, de preferência em copos inquebráveis fáceis de segurar e difíceis de virar.

• Mantenha as bebidas em uma temperatura moderada, ou seja, nem quentes demais, nem geladas demais.

• Ofereça também alimentos ricos em líquidos como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas, picolés ou gelatinas.

• Se uma pessoa idosa apresentar sinais de desidratação, procure um profissional de saúde.

Com informações do Blog da Saúde

Deixe uma resposta