#SaúdeELiteratura: Bibliotecas virtuais em saúde oferecem livros digitais gratuitos; confira nossa seleção!

By | 10 de janeiro de 2019

É estudante ou profissional de saúde e está buscando por fonte de informação e materiais para auxiliar seus estudos, pesquisas ou o próprio trabalho? As bibliotecas virtuais de entidades públicas e outros órgãos oficiais são certamente fonte de informação confiável e de qualidade que certamente podem lhe auxiliar.

Por isso, nós do #BlogDaSaúdeMG damos início a essa tag trazendo sugestões de livros sobre os mais diversos assuntos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à saúde pública e coletiva em geral. Mensalmente, você encontrará aqui no Blog novas sugestões!

Confira:
ebook_2Fundamentos da vigilância sanitária

Instância de mediação entre a produção de bens e serviços variados e a saúde da população, a complexidade da Vigilância Sanitária (VS) impõe um enfoque multidisciplinar. Este aparece em cada um dos capítulos desta coletânea: a sociologia, que fornece o instrumental para a análise histórica e para a compreensão do papel do Estado, a epidemiologia, o planejamento, a legislação e a avaliação, que fornecem os conceitos, os procedimentos e as técnicas necessárias ao desempenho da função reguladora e normativa. Define e constrói, assim, um tripé de competências para qualificar o agir em VS: conhecimento técnico, responsabilidade pública e compromisso ético. Alcança e interessa, assim, não só a profissionais de saúde, como àqueles em busca de uma educação para a cidadania. Clique aqui e faça o download.

Rumo ao interior: médicos, saúde da família e mercado de trabalhoebook_1

Um dos grandes desafios para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) é a distribuição geográfica dos profissionais e serviços de saúde. Compreender tal desafio e fornecer subsídios para enfrentá-lo são os objetivos dos autores, nesse estudo. A distribuição desigual reflete outro problema: a concentração dos serviços de saúde e das escolas médicas nas regiões economicamente mais favorecidas, facilitando a permanência dos profissionais, depois de formados, no Sul e Sudeste, apesar da expansão dos postos de trabalho no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Quatro programas de interiorização são analisados: o Projeto Rondon, o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (Piass), o Programa de Interiorização do SUS (Pisus) e o Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde (Pits). Este último, por ser uma iniciativa inédita do Ministério da Saúde, é avaliado em detalhes em um dos capítulos. Clique aqui e faça o download.

Vacinas, soros e imunizações no Brasil

ebook_3O livro traz um perfil completo da área de vacinas no país. Subdivido em seis partes, aborda temas como a magnitude das doenças transmissíveis, política e regulação de vacinas e soros, pesquisa, desenvolvimento e inovação em vacinas, complexo produtivo da saúde, a experiência no Brasil, vacinas e imunizações e a experiência internacionais. Apresenta os resultados do projeto Inovação em Saúde, criado pela Fiocruz em 2001 para o desenvolvimento tecnológico e científico do país. Clique aqui e faça o download.