#DoeSangue: Conheça o passo a passo, do agendamento ao resultado, e saiba como se tornar um doador

By | 11 de janeiro de 2019

Doação-de-sangue-01

Se você já doou sangue uma vez ou até mesmo é um doador frequente deve conhecer todo o passo que envolve a doação de sangue. Porém, se você nunca doou e ainda não o fez por não saber como fazê-lo ou acredita que o procedimento é muito complexo, o Blog da Saúde MG explica tudo o que você deve fazer para se tornar um doador e salvar vida; confira:

1. Agende seu atendimento

Você pode fazê-lo online, no site da Fundação Hemominas, por telefone no LigMinas 155 e também pelo aplicativo MG App, disponível para Android, IOS e para Windows Phone.

#FiqueLigado: guarde o número de protocolo para consultar ou cancelar seu agendamento.

2. Compareça à Unidade agendada

No local escolhido no agendamento, o doador irá informar seus dados pessoais e receberá um código que o acompanhará durante todo o processo de doação. Na unidade, receberá informações sobre o processo de doação de sangue e fará alguns procedimentos, como cadastro e triagens clínica e hematológica (clique aqui e saiba mais).

O candidato à doação recebe um lanche e um suco antes da coleta do sangue, e essa é feita utilizando-se de material totalmente descartável, estéril e de uso único. O procedimento é realizado por profissionais altamente capacitados e com segurança. A doação dura cerca de 10 minutos. Serão coletados em torno de 450 ml de sangue e amostras para realização de exames laboratoriais obrigatórios.

Após a doação, o doador será encaminhado para um lanche para auxiliar na sua hidratação e repor o volume doado. Deve permanecer no banco de sangue por aproximadamente 15 minutos após a doação e deixar o local somente se estiver se sentindo bem.

O tempo estimado para todas as etapas do ciclo é em torno de uma hora e trinta minutos (1h30).

Hospital do Subúrbio completa um ano de funcionamentoNa foto: Doação de sangue no Hemoba - Hospital do SubúrbioFoto: Carol Garcia / SECOM

Foto: Carol Garcia / SECOM

3. Retire o Resultado

O resultado da doação de sangue somente pode ser retirado pelo próprio doador na unidade da Hemominas onde doou, após 30 dias da data da doação. Caso seja necessário repetir algum dos exames de triagem do sangue, o doador receberá uma carta convidando para comparecer à unidade em que doou o sangue para coleta de nova amostra. Não deixe de comparecer, caso receba.

doação de sangue_2016

Deixe uma resposta