#MobilizaçãoSocial: SES-MG destaca ação pelo enfrentamento do Aedes em Juiz de Fora

By | 14 de fevereiro de 2019

por Ana Rita Fernandes

Arquivo do Núcleo Municipal de Mobilização Social de Juiz de Fora

Com o propósito de ampliar o alcance da Mobilização Social, a educadora em saúde do Núcleo de Mobilização Social de Juiz de Fora, Maria Aparecida Assis, promoveu palestra sobre o enfrentamento ao Aedes aegypti a cerca de 200 colaboradores e pacientes que passaram pela sala de espera do Hospital Ascomcer de Juiz de Fora.

Além de esclarecer sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya e Zika – em parceria com trabalhadores do hospital, a educadora tirou dúvidas do público e destacou a importância de que cada pessoa tenha consciência de que a maneira mais eficiente de prevenção dessas doenças é, de forma constante e contínua, impedir que o mosquito se prolifere.

Para isso, os cuidados devem ser permanentes, retirando do ambiente qualquer possibilidade de acúmulo de água, com destaque aos criadouros mais encontrados nas residências em Minas Gerais: caixas d’água descobertas ou mal tampadas, pneus, garrafas pets, pratinhos de plantas, latinhas de bebida, além de calhas, bandejas de geladeiras e ar condicionados. Esses locais podem reter água e se transformarem em focos do Aedes aegypti. Por isso, é fundamental que a mobilização social atue e envolva toda uma comunidade em adquirir hábitos de combate ao mosquito.

Mobilização em Minas

Total de ações de mobilizaçãoEssa foi uma dentre as 238 ações de Mobilização Social contabilizadas pelo Núcleo do Nível Central e realizadas, em janeiro de 2019, pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social, abordando vários temas de prevenção e promoção da Saúde em Minas Gerais.

Atualmente, 737 Núcleos Municipais de Mobilização Social já foram identificados, sendo que, no mês de janeiro de 2019, se destacaram em números de ações, os municípios da regionais de Montes Claros, Juiz de Fora e Pouso Alegre.

Hospital Ascomcer

Parceira em diversas ações de Mobilização Social em Saúde do Núcleo Municipal de Juiz de Fora, a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora – Ascomcer, é uma entidade civil de caráter filantrópico, mantenedora do Hospital Maria José Baeta Reis.

A instituição se destaca pela assistência hospitalar na área oncológica de toda a região, abrangendo cerca de 150 municípios, e destinando 94% de seu atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo atendimentos ambulatoriais de diagnóstico e prevenção, além de realizar tratamentos especializados.