#FalaRegional: Regional de Saúde de Alfenas realiza segunda Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

By | 27 de fevereiro de 2019

por Regional de Saúde de Alfenas

WhatsApp Image 2019-02-22 at 12.33.49

A Regional de Saúde de Alfenas realizou oficina sobre o programa Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), com o objetivo de formar tutores que se responsabilizarão por uma ou mais unidades de Saúde em seu município. Esse profissionais também fomentarão a amamentação e a alimentação saudável nessas unidades, com oficinas voltadas para a qualificação e alinhamento de saberes dos profissionais de saúde.

A referência técnica da Promoção à Saúde de Alfenas, Emily Rezende Avelar, destacou que o Aleitamento materno protege as crianças de várias doenças como diarreia, infecção respiratória, alergias, cárie dental, obesidade, com repercussões para a vida adulta, evitando até mesmo diabetes e hipertensão futuramente. “O aleitamento materno poderia evitar cerca de 13% das mortes em crianças menores de 5 anos no mundo, por causas que poderiam ser prevenidas”, explica Emily Rezende Avelar. Ela ainda destaca que a introdução da alimentação complementar saudável é um grande desafio em virtude da grande disponibilidade de produtos processados e ultraprocessados no comércio e do fácil acesso a esses itens, além das propagandas que incentivam o consumo de tais alimentos.

O Programa

A  Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil é um programa do Ministério da Saúde que busca incentivar o Aleitamento Materno Exclusivo até os 6 meses de idade e complementar, até os 2 anos de idade, e a introdução da alimentação complementar saudável. Na Regional de Saúde de Alfenas, a estratégia é desenvolvida através de uma parceria entre o Núcleo de Atenção Primária e o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde.