#FalaRegional: Regional de Saúde de BH participa das Conferências e Plenárias Municipais de Saúde

By | 8 de abril de 2019
Créditos: Alessandra Maximiano

Por Alessandra Maximiano

Durante o último fim de semana, dias 06 e 07 de abril, os municípios de Taquaraçu de Minas e Itabirito se reuniram para falar de saúde, democracia e avanços no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Taquaraçu de Minas foi realizada a VII Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito. Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento”. Em Itabirito o evento constitui-se de uma plenária com o mesmo tema em que por meio da participação social a população contribuiu ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

Em Taquaraçu de Minas a Regional de Saúde de Belo Horizonte foi representada pela Coordenadora do Núcleo de Atenção Primaria à Saúde, Joyce Mara Nascimento. Em Itabirito a servidora Fátima Rodrigues Fernandes, representou a Superintendente da regional, Débora Marques Tavares, e agradeceu ao convite do município. O Secretário Municipal de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wolney Pinto de Oliveira, elogiou o trabalho da regional e a participação constante nos municípios. “A Regional de Saúde de BH é nossa grande parceira e consequentemente dos municípios pois conhece a realidade e especificidades de cada gestor e região”, ressaltou.

Outros municípios também já realizaram suas plenárias de saúde. O objetivo tanto das plenárias quanto das conferências é levantar propostas de saúde que irão fazer parte das etapas estaduais e federais nas conferências de saúde que também serão realizadas este ano.