#Mobilização: cursos de saúde do Izabela Hendrix realizam ações para promoção da saúde

By | 7 de maio de 2019

com Instituto Metodista Izabela Hendrix 

77fd37e1-c81b-4464-bfbc-871fbfee70db

Os cursos de saúde do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizaram, no dia 5 de abril, uma ação de extensão para celebrar o Dia Mundial da Saúde. A ação, que envolveu os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia, teve o objetivo conscientizar a comunidade sobre os cuidados com a saúde.

O Instituto Metodista Izabela Hendrix é um parceiro frequente das ações de mobilização social em saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promovendo diversas ações junto a seus públicos, em consonância com as campanhas da SES-MG, como Saúde da Mulher e enfrentamento ao Aedes.

A professora dos cursos de saúde, Adriana Tristão, comentou sobre a realização do evento e a participação do público externo. “Nesse evento a gente teve a ideia de integrar os cursos da saúde e estamos trabalhando com a extensão, levando um pouco de conhecimento pra comunidade enquanto o alunado aprende. Conseguimos inserir o público externo no sentido de conscientizar e informar sobre os cuidados com a saúde”, falou.

A psicóloga do Centro Universitário, Débora Menezes, falou sobre a participação do curso de Psicologia. “O curso está participando do Dia Mundial da Saúde porque a gente quer dar destaque para o cuidado com a saúde mental, que às vezes é negligenciado. A gente tem campanhas específicas, mas nada como somar esforços com outros cursos. Muitos distúrbios psicológicos têm sintomas também clínicos como taquicardia, aumento da pressão arterial e sudorese. Estamos dando destaque para a saúde mental como um cuidado integral”, disse.

3fd633b9-65da-4bd8-835e-fe25d8ee961dSegundo a professora do curso de Fonoaudiologia, Marisa Viana, o evento permitiu que os alunos praticassem seus conhecimentos. “Os alunos tiveram a oportunidade de exercitar o contato com a comunidade e o paciente, além de usar o conhecimento recebido na academia para beneficiar as pessoas do entorno. Contribui para a visibilidade da instituição, para a comunidade e com a prática dos alunos”, contou.

De acordo com a professora do curso de Fisioterapia, Caminha Cunha Neves, o evento é muito importante para os alunos e para a comunidade. “É uma oportunidade de os alunos trabalharem com a extensão levando conhecimento para a comunidade. Oferecemos um serviço de prevenção a doenças ligadas ao tabagismo principalmente doenças respiratórias e doenças cardíacas”, disse.

Segundo a professora do curso de Fisioterapia, Raquel Guimarães o evento possibilita auxílio aos participantes e aprendizado aos discentes. “Promovemos a conscientização de que a saúde tem que começar como modelo. Acho que quando os alunos participam, eles acabam conscientizando a si próprios e sendo modelo para outras pessoas. Ações como essa fogem um pouco da teoria da sala de aula e os estudantes tem a oportunidade de lidar com o publico de uma forma diferente e ampliam seus conhecimentos”, explicou.

A ação foi realizada na Portaria Principal do Centro Universitário e ofereceu atendimentos de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, educação em saúde, sobre prevenção das doenças relacionadas ao tabaco, estímulo à cessação do tabagismo, e orientações sobre saúde vocal.

Deixe uma resposta