#DeuNaMídia: Veículos internacionais repercutem matéria sobre cuidados com a saúde na Copa América

By | 20 de maio de 2019

saude do viajante

Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou uma matéria sobre recomendações importantes para a saúde tendo em vista a Copa América de 2019, que será sediada em diversas capitais do brasil, incluindo Belo Horizonte. A matéria que contou com uma versão em espanhol, foi publicada em jornais da Argentina, Paraguai e Peru.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaina Fonseca Almeida, como a situação de saúde de cada um dos países no mundo é diferente da brasileira, há o risco de chegada de algumas doenças transmissíveis originadas em outros países. “Podemos dar como exemplo o sarampo, a rubéola, a difteria, a influenza, a catapora entre outras, que podem pôr em risco a saúde da população brasileira desprotegida”, explicou. No entanto, há que se pensar também no contato do turista com doenças endêmicas em Minas. “Dengue, chikungunya, febre amarela e outras doenças de transmissão alimentar e hídrica podem acometer pessoas que vêm ao Brasil para prestigiar a Copa América ou outros locais turísticos e, ao regressarem a seus países, podem estar acometidas por algumas dessas enfermidades”, alertou.

Quanto à imunização, trata-se de uma forma de preservação da saúde de maior efetividade. O coordenador de Doenças e Agravos Transmissíveis da SES, Gilmar José Coelho Rodrigues, enfatiza que a vacinação deve ser prévia, conforme o calendário de imunizações. “O ideal é que a pessoa se vacine pelo menos 15 dias antes da viagem a locais com eventos internacionais. São recomendações válidas para o público local e também oriundo de outros países, sejam aqueles que vêm ao nosso estado para participar do evento esportivo, sejam os que estão em deslocamentos a pontos turísticos. As vacinas minimamente recomendadas são as que protegem contra o sarampo, caxumba e rubéola, contra a febre amarela, entre outras vacinas importantes para sua proteção individual”, indicou.

A matéria pode ser acessada na íntegra no site da SES-MG: (versão em português e em espanhol)
SES-MG faz recomendações a torcedores visando a Copa América 2019

Confira abaixo os veículos internacionais que repercutiram essa matéria:

Deixe uma resposta