#CuidadoIntegral: Práticas Integrativas e Complementares são importantes também para profissionais de saúde

By | 11 de junho de 2019
Cuidado integral da pessoa e prevenção: esses são os principais focos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Para a coordenadora da Política de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Gelza Matos Nunes, as práticas contribuem para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS. “As PICS atuam na prevenção de doenças, na promoção, manutenção e recuperação da saúde, baseadas em um modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do indivíduo”, afirmou a coordenadora.

Assim, o Núcleo Estadual das PICS, em conjunto com a equipe do Núcleo Municipal de PICS de Brumadinho, realizou, nesse mês de junho, atividades de PICS junto aos profissionais de saúde em Barão de Cocais e Santa Bárbara. Diante do risco iminente do rompimento do talude norte da cava do Gongo Soco, as equipes de mobilização atuantes nesses municípios convivem com alto nível de estresse inerente às atividades exercidas de suporte e atendimento à população fragilizada.

Neste sentido, a fim de melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores, os profissionais das PICS estadual e municipal, amparados pelo Estado, atenderam por volta de 135 profissionais de saúde dos municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais. Dentre os participantes, estiveram o prefeito de Barão de Cocais e o secretário Municipal de Saúde de Santa Bárbara.

Ações contínuas

Além disso, a equipe da Coordenação Estadual de Saúde Mental está mantendo reuniões periódicas junto à equipe do município, no intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados pela saúde mental à qual a situação exige. Atualmente, o município possui um Centro de Atenção Psicossocial Tipo I (CAPS) com equipe multiprofissional.

Veja abaixo galeria de imagens dessas ações: