#MobilizaçãoSocial: Regionais de saúde realizam ações constantes sobre os malefícios do tabagismo

By | 11 de junho de 2019

Você sabia que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para tabagismo em mais de 600 municípios de Minas Gerais? As ações acontecem através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O tabagismo é caracterizado pela dependência física à nicotina e causa aproximadamente 50 doenças diferentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares, dentre as quais estão os ataques cardíacos e os derrames. Em meio aos fatores de risco comportamentais causadores das doenças cardiovasculares, o tabagismo é listado como um dos mais importantes conforme a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Divulgação: Regional de Saúde de Uberaba

Assim, a Regional de Saúde de Uberaba, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde de Família de Conceição das Alagoas conta constantemente com novos grupos de Controle ao Tabagismo, que auxilia os indivíduos a se livrar do tabaco. Um desses grupos, promovidos pelo Núcleo Ampliado de Saúde de Família de Conceição das Alagoas encerrou mais uma turma, com entrega de certificados e um troféu em forma de Pulmão para os participantes.

Na Regional de Saúde de Ponte Nova, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Guaraciaba realizou recentemente uma ação de Mobilização social para divulgar o Grupo de Tabagismo, que acompanha os participantes com objetivo que eles parem de fumar. Além disso, foi aberta inscrição de novos interessados e aconteceu também uma blitz educativa.

Divulgação: Regional de Saúde de Ponte Nova

Saiba mais sobre o Tabagismo: www.saude.mg.gov.br/tabagismo