#TOP5: Cuidados simples com a saúde ocular podem evitar agravos sérios para a saúde dos olhos

By | 10 de julho de 2019
Foto: iStock / Reprodução.

Foto: iStock / Reprodução.

O dia 10 de julho chama atenção para um tema muito importante do nosso dia-a-dia: Dia da Saúde Ocular. A visão é um dos sentidos mais importantes e requer cuidados. Com ações preventivas, as principais doenças da visão podem ser evitadas, fique ligado(a);

1. Durma no mínimo 8 horas por dia

O sono e as horas dormidas influenciam no cansaço do corpo e dos olhos. Dormir menos de oito horas pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços.

2. Cuidado com o sol

Reduza a exposição dos olhos ao sol e use óculos escuros com fator de proteção para raios ultravioletas. A exposição em excesso aos raios UV pode atuar como agravante no desenvolvimento de doenças como catarata, e na redução da visão decorrente da morte de células da retina.

3. Evite coçar a região dos olhos

Em casos de alergias ou irritações, a prática frequente pode piorar o quadro. Para evitar ou reduzir a coceira decorrente de clima seco, ou outros fatores externos, hidrate os olhos com colírios lubrificantes. Isso ajuda a manter os olhos sempre úmidos.

4. Sempre limpe a região dos olhos

Maquiagens podem causar reações alérgicas. Procure marcas de qualidade ou hipoalergênicas de sua confiança para evitar problemas na região dos olhos. Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol – vermelhidão na região da pálpebra que parece com uma espinha.

5. Use protetor ocular em situações de risco

Óculos de proteção são essenciais para evitar que acidentes aconteçam; mesmo em casa, quando o menor trabalho pode ser prejudicial aos olhos. Em situações de risco, como manuseio de solda, por exemplo, é essencial seguir a risca a recomendação de prevenção.

Deixe uma resposta