#FalaRegional: Regional de Ituiutaba realiza evento sobre o lixo reciclável

By | 12 de agosto de 2019

A Regional de Saúde de Ituiutaba realizou nesta sexta-feira, 09/08, uma palestra sobre o lixo reciclável com a participação dos municípios de jurisdição da regional e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

A palestra foi ministrada pelo presidente da Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba (COOPERCICLA), Odeon Nunes Barcelos, que contou como foi a criação da cooperativa no município de Ituiutaba e como foi importante para o município.

Créditos: Elizeth Adad Guimarães

“A coleta seletiva realizada pela cooperativa diminuiu muito o lixo reciclado que era encontrado nas ruas do município, afetando assim a saúde pública. A cooperativa possui 40 colaboradores e recicla em média 80 toneladas de lixo por mês, tendo diminuído em 10% o volume do lixo no aterro sanitário”, disse Odeon.

Durante a palestra, foi explicado aos participantes a forma correta de separar os resíduos de suas residências e inclusive no ambiente de trabalho. Também foi discutido a relação de classificação dos resíduos, esclarecendo quais os resíduos são aproveitáveis para a reciclagem e quais devem ser descartados no aterro sanitário.

“Temos certeza que o que foi aprendido aqui será usado por todos nós. Quando o material não é separado ele contamina e não pode ser mais reciclável. A reciclagem é uma alternativa que contribui para solução desse problema, pois os resíduos descartados são inseridos novamente e se tornam produtivos”, disse Rafael Mendes, Gerente da Regional de Ituiutaba.

Por Elizeth Adad Guimarães