#SaúdeBucal: Prevenção é fundamental

By | 25 de outubro de 2019

Dia Nacional da Saúde Bucal

Por Ana Ria Fernandes

O Dia Nacional da Saúde Bucal é comemorado em todo o Brasil, na data de 25 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população da importância de manter uma boa higiene da boca.

Por ser uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos, a saúde da boca deve ter atenção diária para evitar tanto as doenças bucais como outras do organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças bucais afetam metade da população mundial, sendo a cárie a condição mais comum.

Veja outras doenças que afetam a boca:
– Lesões bucais e aftas
– Mau hálito
– Gengivite
– Placa bacteriana
– Tártaro

São muitos os sinais e sintomas de algum problema na boca. Os principais são: dor, dentes com mobilidade, sangramento, cavidades ou manchas nos dentes e alguma lesão na boca que não desaparece em até 15 dias, que pode ser uma lesão de câncer bucal. Nesses casos, é importante procurar um dentista ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do SUS mais próxima da residência para realizar um exame: O SUS oferece atenção para as condições bucais – ações de prevenção, ações educativas, tratamento e confecção de próteses dentárias.

A saúde bucal também tem relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo, podendo desencadear doenças cardiovasculares e diabetes.

Para uma higiene bucal adequada, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. Nos procedimentos deve-se incluir a limpeza da língua, utilizando um raspador e o uso do fio dental entre todos os dentes.

Além disso, é fundamental ter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas por terem relação direta com as doenças bucais, e ir ao dentista regularmente.

Se você quer parar de fumar, saiba que o SUS oferece o Programa Nacional de Controle do Tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para usuários que têm interesse em parar de fumar.

 

Deixe uma resposta