Cartão SUS: saiba como obter o seu

By | 4 de novembro de 2019
Divulgação Ministério da Saúde

Divulgação Ministério da Saúde

Por Ana Rita Fernandes

O Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), que é o documento de identificação do usuário do SUS, garante, ao cidadão, atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que integram a rede do SUS, facilitando a marcação de consultas e exames, assegurando o acesso a medicamentos gratuitos e a assistência integral à Saúde, desde o início na Atenção Primária, sendo encaminhado para outros níveis de assistência, se for o caso, como especialidades e alta complexidade.

Para fazer o seu Cartão SUS que é gratuito, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, popularmente chamado de Posto de Saúde, ou até a Secretaria Municipal de Saúde de seu Município, portando os seguintes documentos pessoais: Carteira de Identidade (RG), CPF, Certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver). Em alguns municípios, é solicitada a apresentação de comprovação de residência – conta de água, luz, telefone, etc.

Por meio da Portaria 940 de abril de 2011, O Ministério da Saúde regulamentou o Cartão SUS, com o objetivo de unificar a base de dados por meio de um registro único que contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão.

Com o uso do Cartão SUS, são gravadas informações do paciente, do tratamento realizado e prescrito e do profissional de saúde que o atendeu. Por meio do acesso a essa base de dados, o usuário do SUS poderá ter seu histórico de saúde acessado de qualquer lugar do Brasil em que ele esteja, atualizando assim o seu relato de ocorrências.

Pela internet, é possível fazer um pré-cadastro no Portal de Saúde do Cidadão, informando os dados solicitados e, no final, é gerado um protocolo do cadastro. Com esse protocolo, a pessoa deve procurar o local de cadastramento do Cartão Nacional de Saúde em seu município com os seus documentos e assim o seu pré-cadastro será validado. Após isso, será gerado o número do Cartão Nacional de Saúde que será impresso na hora.

No caso de perda do Cartão SUS, o usuário deve proceder como descrito para a primeira vez.

Deixe uma resposta