#FalaRegional: Servidora realiza trabalho de revitalização em jardim da Regional de Ponte Nova

By | 5 de novembro de 2019

Orquídeas, icsórias, sagus, jardineiras, hortênsias, azaleias, beijos, amarilis, mini-ipê amarelo, árvore da felicidade, minerva branca, coqueiro, comigo ninguém pode, entre outras espécies de flores, árvores e folhagens – plantadas em pneus que, antes, eram objetos de descarte – enfeitam a entrada da Regional de Ponte Nova. A intervenção é obra da servidora Jaqueline Moreira Alves de Assis Rodrigues, técnica de Gestão da Saúde há 33 anos na função. Ela é conhecida por suas habilidades manuais, sobretudo relacionadas à pintura e ao paisagismo.

Em seu tempo livre, dedica um carinho especial ao local que, segundo ela, tem o poder de trazer boas energias e alegria ao ambiente. O reaproveitamento de pneus é, também, uma ação de saúde: “Se descartados inadequadamente, os mesmos podem armazenar água e ser foco de dengue. No nosso caso, acondicionamos terra em seu interior, o que impede a proliferação do mosquito”, explica.

A revitalização começou graças ao olhar sensível da servidora, que viu a possibilidade de transformar o espaço em algo mais harmonioso. Pouco a pouco, máquina de poda, apetrechos de jardinagem, pinceis, terra e mudas diversas foram imprimindo um caráter único à entrada do prédio. Hoje, visitantes não adentram a edificação sem, antes, se deter por alguns minutos para apreciar o cenário, que também conta com casinha de passarinho e enfeites com motivos de natureza.

“Antigamente, esse era um prédio como tantos outros, mas ela conseguiu vislumbrar o que a natureza poderia proporcionar a ele”, destaca a superintendente Kátia Jardim de Carvalho Irias.

Jaqueline acredita que não são necessários grandes recursos para se realizar algo, bastando ter boa vontade para fazê-lo. Ela também empresta seu talento para campanhas abraçadas pela Regional, com a confecção de cartazes e decoração de ambientes dentro das temáticas de saúde trabalhadas.