Rotulagem Nutricional: Anvisa disponibiliza consulta pública. Participe!

By | 6 de novembro de 2019

Por Ana Rita Fernandes

Para saber a opinião dos consumidores a respeito dos rótulos nutricionais em alimentos embalados, obrigatórios no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – resolve submeter à consulta pública, para comentários e sugestões do público em geral, a proposta de ato normativo sobre rotulagem nutricional dos alimentos embalados.

Publicada no Diário Oficial da União, em 16 de setembro de 2019, esta consulta pública se encerra em 09/12/2019 porque teve o prazo prorrogado conforme Despacho nº 142, de 5/11/ 2019.

Muitas vezes, o consumidor procura informações nutricionais específicas que possam lhe garantir segurança na ingestão alimentar e não as encontra nos rótulos dos produtos ou necessita alguma forma de interpretação para entender corretamente o conteúdo.

O objetivo principal da consulta é facilitar a compreensão das informações nutricionais pelos consumidores brasileiros, para ajudá-los a fazer suas escolhas de forma mais consciente e consumir alimentos mais saudáveis.

Portanto, o cidadão que quiser contribuir com suas considerações a esse respeito, prepare bem sua contribuição com argumentos bem formulados, informe evidências concretas e referências bibliográficas.

A proposta do ato normativo estará disponível, na íntegra, no portal da Anvisa na internet e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico, disponível também no portal.

As contribuições enviadas sobre o assunto serão consideradas públicas, avaliadas tecnicamente pela Anvisa e o resultado será publicado no portal da Agência.

Ainda dá tempo de contribuir!

Crédito: Anvisa

Crédito: Anvisa

Deixe uma resposta