#Mobilização: Equipes de saúde realizam torneio de futebol para conscientizar sobre “Novembro Azul”

By | 4 de dezembro de 2019
Por Nayara Souza
Equipes das Secretarias de Saúde dos municípios de Cordisburgo e Araçaí e da Regional de Saúde de Sete Lagoas participaram, no último sábado (30/11), de um torneio de futebol society com o objetivo de conscientizar sobre o “Novembro Azul” e a saúde do homem.
O evento, organizado conjuntamente pelas secretarias de saúde, com o apoio do Departamento de Esporte e Lazer de Cordisburgo, é realizado tradicionalmente no mês de novembro, há quatro edições no município de Araçaí.  Neste ano, Cordisburgo assumiu o título de anfitrião e recebeu as equipes de saúde no Estádio da Várzea.

A primeira partida entre os times de Araçaí e Sete Lagoas terminou empatada em 3 a 3. Outro empate, dessa vez por 2 a 2, marcou a segunda partida entre os times de Cordisburgo e Sete Lagoas. A última partida finalizou com o placar de 9 a 3, favorável a equipe cordisburguense. De acordo com a classificação final, baseada em pontos, Cordisburgo ficou em primeiro lugar, seguido pelos times de Sete Lagoas e Araçaí, respectivamente.

Créditos: Nayara Souza

Conforme explica a secretária de Saúde de Araçaí, Cibele Aparecida de Souza, o mês de novembro é dedicado à conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem, desde a saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão), até a prevenção ao câncer de próstata. “Este evento nos lembra da importância da prevenção em saúde dos homens”, disse.

O farmacêutico Marcony Raimundo Figueiredo de Carvalho, um dos idealizadores e organizadores do evento, também destacou o tema do Novembro Azul, sendo lembrado como uma forma estratégica de envolver os profissionais de saúde. “Tendo como exemplo o Novembro Azul, que busca a prevenção, surgiu a ideia de realizar os jogos de futebol como forma de aproximação dos municípios e suas equipes com o intuito coletivo de sensibilização e promoção da saúde, e ainda como forma de melhoria da qualidade de vida dos homens. Esperamos que este evento consiga crescer e alcançar outros municípios a cada ano”, destacou Carvalho.

O secretário municipal de Saúde de Cordisburgo, Gilmar Ângelo de Carvalho, enfatizou o crescimento do evento que tem atraído outras participações a cada ano “o IV Festival Novembro Azul Araçaí /Cordisburgo, foi mais que especial, pois contou com a participação da equipe da Regional de Saúde de Sete Lagoas, demonstrando assim a grande parceria com os nossos municípios”, observou o secretário.

O envolvimento das equipes de saúde da região também foi observada pelo Superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixiera. “Ficamos honrados com o convite da organização para participar desse grande evento em prol da saúde do homem. Mais importante do que a prática do esporte em si é a união dos servidores da saúde de diferentes esferas e a amizade que cultivamos. Espero que essa iniciativa alcance novos patamares e, com a apoio desta Regional, possamos envolver novas equipes dos municípios de nossa jurisdição e fortalecer ainda mais o esporte como um símbolo de cuidado com a saúde”, afirma.