Prevenção Combinada reúne diferentes estratégias contra as IST’s e HIV

By | 6 de dezembro de 2019

Por Ana Rita Fernandes

A SES-MG alerta para o foco da campanha da Luta contra a AIDS, que neste ano de 2019 é a Prevenção Combinada, utilizando uma estratégia de prevenção que faz uso combinado de intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais aplicadas no nível singular dos indivíduos, suas relações e dos grupos sociais a que pertencem, mediante ações que levem em consideração suas necessidades e especificidades, e as formas de transmissão do vírus.

Trata-se da Profilaxia Pós Exposição (PEP) e da Profilaxia Pré Exposição (PrEP).

A PEP consiste no uso de medicamentos como forma de prevenção ao HIV e outras IST’s, após o indivíduo ter tido algum tipo de exposição ao vírus, como, por exemplo, violência sexual, exposição sexual consentida e também acidente ocupacional.

Já a PrEP é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso diário de antirretrovirais por pessoas que não possuem o vírus, mas têm um risco elevado de contágio. Dentre essas, se destacam os homens que fazem sexo com homens, os transgêneros e os profissionais do sexo. Porém, para realizar a PrEP, não basta apenas o pertencimento a um desses grupos; é necessário que o indivíduo esteja em situação de risco.

Os serviços estão disponibilizados na Rede do Sistema Único de Saúde – SUS

Crédito: Divulgação MS

Crédito: Divulgação MS

Deixe uma resposta