Manteiga ou Margarina: Saiba a diferença para consumir

By | 19 de dezembro de 2019

Por Ana Rita Fernandes

É comum, pessoas com a finalidade de evitar o consumo de colesterol e as gorduras saturadas que são encontradas na manteiga, passarem a consumir a margarina como se fosse uma solução saudável.

Não é bem assim.

Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras. O mais importante, ao escolher para consumir, é atentar para o valor calórico desses alimentos, além de outros nutrientes, como gordura saturada, poliinsaturada e monoinsaturada.

Produzida por meio do batimento do creme de leite, que é a nata do leite, a manteiga é um alimento rico em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida a partir de óleos vegetais que são ricos em gorduras insaturadas. No processo de produção da margarina são utilizadas altas temperaturas que modificam as estruturas moleculares, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada e trans (hidrogenadas). Sendo assim, o consumo de margarina resultante desse processo tradicional de produção também pode aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos e diminuir o HDL-c.

Atualmente, grande parte das margarinas já utilizam gorduras interesterificadas na sua formulação, como alternativa para as hidrogenadas. Devido às políticas que buscam a restrição do uso de gorduras trans em produtos industrializados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 17/dezembro, um conjunto de regras com o objetivo de banir o uso e o consumo de gordura trans até 2023.

Desta forma, o ideal é não consumir em excesso nenhum tipo de gordura e procurar um médico especialista para acompanhar e balancear dietas de qualquer natureza.

Fonte: Anvisa e Infoescola.com

Divulgação Brasil Escola

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