#DicasparaoVerão: HIDRATAÇÃO

By | 23 de dezembro de 2019

Por Ana Rita Fernandes

Na estação de verão, que acaba de iniciar no Brasil na madrugada desse domingo, 22/12, vários cuidados devem ser observados com o propósito de manter uma boa saúde e bem-estar diário.

Um deles é a hidratação. As altas temperaturas, o maior tempo de exposição ao sol e até a prática de exercícios físicos em dias mais quentes contribuem para que o organismo perca ainda mais água ao tentar controlar a temperatura do corpo. Por isso, é fundamental manter o consumo adequado de líquidos como beber água regularmente, e não apenas quando sentir sede, pois esse já é o primeiro sinal de desidratação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é consumir, no mínimo, cerca de 2 litros de água diariamente. Dessa forma, previne-se a desidratação e suas consequências.  Além disso, a ingestão adequada de água melhora a circulação sanguínea, a saúde da pele, a digestão e o funcionamento do intestino, evita problemas nos rins, age na lubrificação dos olhos, mucosas e articulações, entre outros benefícios.

Dentre os líquidos recomendados, incluem-se a água de coco, sucos naturais e chás gelados como opções saudáveis, que podem ser consumidas diariamente. Porém, a água é o componente fundamental de todas as células do organismo e quando consumida não tem outro componente interferindo no organismo como calorias ou açucares.

Já as industrializadas, como refrigerante e suco artificial, devem ser evitadas, pois a quantidade de açúcar presente nestes produtos faz com que o organismo perca ainda mais líquido.

Human hand holding a bottle of water

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