#DeuNaMídia: Saiba quem tem que se vacinar contra o sarampo

By | 11 de fevereiro de 2020


josianne gusmão

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, promove, a partir do dia 10 de fevereiro, a Primeira Etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que será realizada entre os dias 10 de fevereiro ao dia 13 de março, tendo como o dia D de Mobilização Nacional o dia 15 de fevereiro. Essa primeira etapa da campanha tem como público-prioritário crianças e jovens entre 5 e 19 anos.

Para falar sobre o assunto, a Coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Josianne Gusmão, participou na segunda-feira (10/02), do programa Bom Dia Minas, da Tv Globo.

Ela alertou sobre a importância das pessoas se vacinarem.”Atualmente, muitas pessoas ainda não tem a quantidade de doses preconizados pelo Ministério da Saúde para que fiquem de fato protegidas contra o sarampo. É importante que as pessoas até 29 anos tenham 2 doses registradas no cartão de vacina. Já as pessoas de 30 a 49 anos tem que ter uma dose”.

Josianne explicou ainda o que fazer caso a pessoa não saiba quantas doses tomou. ” Nesses casos, é preciso ir a uma Unidade Básica de Saúde para que os profissionais possam avaliar o cartão de vacina do individuo e verificar se o cartão está completo ou se falta alguma dose para que fique protegido contra essa e outras doenças.”

Saiba mais sobre o sarampo: http://www.saude.mg.gov.br/sarampo

 

Deixe uma resposta