Coronavírus: SES está preparada caso haja um aumento do número de notificações da doença em MG

By | 28 de fevereiro de 2020

Por Ana Rita Fernandes

Em coletiva à imprensa na quarta-feira, 27/02, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, anunciou que, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) se encontra, permanentemente, vigilante para o enfrentamento ao novo coronavírus, em alinhamento com as práticas adotadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O secretário anunciou que, até a presente data, o estado tem cinco casos suspeitos, porém, que a tendência é de aumentar muito os números, uma vez que a transmissão da doença não está restrita à China, pois já alcançou países europeus com os quais o Brasil tem grande fluxo de passageiros, principalmente, França, Itália e Alemanha. “Até meados de janeiro, tínhamos poucos voos vindos da China. Agora, a possibilidade de contágio já não é mais pontual”, disse.

O corpo técnico da SES tem tomado todas as medidas para atender aos pilares para o enfrentamento ao coronavírus – monitoramento, prevenção e assistência, e elaborou, em fevereiro, o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública COVID-19, com estratégias similares às adotadas no episódio da gripe A H1N1, além de outras permanentes de Vigilância à Saúde, abrangendo todos os municípios do estado.

A SES alerta toda a população de Minas Gerais para que pratique as regras básicas de higiene pessoal e coletiva, como, entre outras, lavar constantemente as mãos e usar a ética de direcionar para o cotovelo dobrado a tosse ou espirro.

Também é muito importante que as pessoas saibam como proceder no caso de qualquer sintoma suspeito: se dirigir a uma UBS mais próxima para iniciar todos os procedimentos compatíveis com o quadro.

Outro fator fundamental para maior segurança e tranquilidade de todos é manter-se bem informado, obtendo esclarecimentos e atualizações utilizando fontes, como sites e redes sociais, somente os oficiais de Saúde, tanto do Ministério da Saúde como da Secretaria Estadual de Saúde de MG.

Uma nova ferramenta para combater as fake news sobre o coronavírus foi lançada pelo MS, chamada “Saúde sem Fake News”, por meio de contato por watsapp, pelo número: (061)99289-4640.

www.saude.mg.gov.br/coronavirus

http://blog.saude.mg.gov.br/

https://www.saude.gov.br/fakenews

http://blog.saude.mg.gov.br/2020/02/28/coronavirus-2019-ncov-informacoes-para-pesquisadores/

Instagran da SES – @saudemg

Twiter da SES – @saudemg

Facebook da SES – SaúdeMG

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação G1

Crédito: Divulgação G1

Deixe uma resposta