SES alerta: Álcool com 70% de concentração é eficaz contra vírus e bactérias!

By | 3 de março de 2020

Por Ana Rita Fernandes

Um vídeo com informações falsas sobre higiene das mãos para prevenção do Coronavírus está circulando pelas redes sociais, disseminando mentiras e teses infundadas.

Ao contrário do que traz a gravação acima mencionada, o vinagre NÃO é eficaz contra bactérias, nem contra o Coronavírus ou qualquer outro vírus e não deve substituir o álcool gel 70% – é o que afirma o Ministério da Saúde (MS) e também o Conselho Federal de Química (CFQ), que menciona uma orientação provisória da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicada em 27/02/2020, sobre o uso do álcool para desinfecção das mãos.

O vinagre tem, em sua composição, o ácido acético, que é o mesmo ácido utilizado para esterilização de instrumentos. Porém, a propriedade não funciona na pele, nem tem capacidade de afetar vírus e bactérias, tendo propriedades apenas desinfetantes.

Já o álcool, seja em gel ou líquido, tem ação germicida e capacidade para desestabilizar os vírus e as bactérias. Para essa finalidade, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo.

Portanto, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, SES-MG, vem novamente a público alertar que, para esclarecer qualquer dúvida sobre o Coronavírus, é fundamental se informar somente por meio de sites e redes sociais oficiais.

Nosso compromisso é a Saúde!

Crédito: Deise Meireles

Crédito: Deise Meireles

Deixe uma resposta