#Meningite: SUS passa a oferecer vacina ACWY, nova forma de prevenção contra a meningite

By | 24 de abril de 2020

meningite-bacteriana

Nesta sexta-feira (24/04) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Meningite, data que nos convoca ao reforço da importância da vacinação, a melhor forma de prevenção contra a doença. A meningite é uma doença grave, que provoca inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e que pode ser causada por vírus ou por bactéria.

O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até 1 (um) ano. No entanto, pode acontecer em qualquer idade. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

Como dito anteriormente, a principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. E a partir deste ano de 2020, passa a estar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina ACWY, imunizante conjugado que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana (a mais grave): A, C, W e Y, e que passa a ser aplicada em crianças de 11 e 12 anos. Atualmente, o SUS também oferece a vacina contra o sorotipo C, que é indicada para bebês: aos 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses.

Dessa forma, pais e responsáveis por crianças de 11 e 12 anos devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima e garantir sua imunização contra a meningite com a nova vacina ACWY. A prevenção é o melhor remédio!

Deixe uma resposta