Saúde do sono e Covid-19: 7 orientações de cuidado

By | 19 de maio de 2020

por Lírica Saulluz Mattos Pereira, enfermeira e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Fiocruz) e doutoranda em Saúde Coletiva pela Fiocruz MG. Atualmente é Especialista em Políticas e Gestão de Saúde da SES-MG, onde atua como Diretora de Saúde Mental, Álcool e outras drogas. Diretora de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. 

O sono é um estado fisiológico complexo, sendo um momento extremamente relaxante, além de um processo vital para nosso organismo e manutenção da imunidade. Sabemos que neste cenário de pandemia de Covid-19 as pessoas podem apresentar preocupações, angústias, medos, ansiedades, estresse, incertezas e inseguranças diversas que podem comprometer a saúde mental e o sono.

Assim, compreendemos que algumas ações são importantes nesse sentido; são elas:

  • Busque manter horários regulares para dormir e acordar, mesmo aos finais de semana;
  • Tente estabelecer uma rotina relaxante antes da hora de dormir, criando um ambiente agradável, confortável e calmo no momento do sono;
  • Mantenha uma dieta equilibrada, evite fumar e ingerir refrigerantes, café e álcool perto do horário de dormir;
  • Não utilize medicamentos para dormir sem prescrição médica;
  • Tente manter uma rotina ativa, com a prática de atividades físicas*;
  • Desligue a TV, celular e outros aparelhos similares pelo menos 2h antes do horário que costuma dormir;
  • Evite cochilos prolongados ao longo do dia. O indicado são apenas 30 minutos após o almoço.

* A SES-MG te convida a conhecer as PICS, Práticas Integrativas e Complementares, que têm alto potencial de proporcionar relaxamento, boas sensações e bem estar geral. Neste link você encontra vídeos e podcasts que trazem orientações simples para que todos possam fazer, no conforto dos seus lares, as mais variadas práticas que, acreditem, podem mudar a sua relação com a sua saúde, com o seu corpo e com o mundo! Experimentem e compartilhem conosco a experiência que tiveram com as PICS, registrando através de fotos ou vídeos a prática escolhida e postando nas redes sociais com a seguinte hashtag: #FiqueEmCasaComPICS.

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