#SaúdeDigitalMG: Saiba como acessar o aplicativo

By | 29 de maio de 2020

A chegada da pandemia da Covid-19 cobrou urgência por parte das instituições de saúde para a tomada de decisões rápidas e eficazes frente ao enfrentamento da doença. Com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais de Minas (SES-MG), não foi diferente. Além de implementar as ações assistenciais e epidemiológicas para prevenção e controle do Coronavírus, a Secretaria também tem buscado soluções tecnológicas que auxiliem a população, sem que as pessoas precisem sair de casa, por meio de atendimento digital.

Uma dessas soluções é a criação de uma plataforma de gestão da inovação em Telemedicina, que oferece um direcionamento para o acesso à saúde do Estado, neste momento específico de pandemia da Covid-19. Pelo aplicativo é possível identificar, triar e encaminhar um paciente com suspeita da Covid-19 que procure uma unidade de saúde mais próxima. “Com as orientações de manter o distanciamento e evitar procurar o serviço de saúde quando tiver um quadro gripal leve, a telemedicina faz-se necessária para podermos ampliar o contato com o cidadão e orientá-lo adequadamente ”, explica o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo de Minas e a techtools ventures, empresa que agrega as melhores soluções de healthtech de 38 países, que doou para o estado, por um período de três meses, o direito ao uso da tecnologia de certificação de identidade dos pacientes, triagem inteligente para Covid-19 e plataforma de teleconsultas.

O aplicativo, que tem uma navegação intuitiva, permite que cada cidadão faça o seu registro e também cadastre seus familiares. Por meio de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial, a pessoa fará uma triagem, respondendo questões relacionadas ao seu atual estado de saúde para ter uma orientação sobre o seu nível de criticidade – recebendo orientações para fazer o isolamento domiciliar, ser direcionado à teleconsulta, providenciar sua ida com urgência a um hospital ou posto de saúde, ou ainda, descartar a suspeita de contaminação.

Veja o vídeo abaixo e saiba como utilizar o aplicativo:

 

Clique aqui e acesse a matéria completa sobre o Saúde Digital MG no site da SES.

Deixe uma resposta