Projeto Medicamento em Casa completa 2 meses em Uberlândia

By | 15 de julho de 2020

por Lilian Cunha

“Bão demais, sô!”, essa foi a reação espontânea de felicidade da paciente Adenige Sousa Ribeiro para definir como se sentiu ao receber em casa o medicamento dela. A idosa conta que todos os meses gastava uma manhã inteira para retirar o medicamento na Farmácia de Minas, em Uberlândia: “Tinha que pegar dois ônibus para ir e dois para voltar e ainda aguardar minha vez para ser atendida”, explicou a paciente.

Essa é apenas uma expressão emocionada de uma pessoa no universo de dois mil pacientes para serem beneficiados pelo projeto em Uberlândia. “Não conseguimos mensurar pelos inúmeros relatos da equipe envolvida o quão gratificante que é fazer a diferença na vida dessas pessoas, principalmente nesse momento de pandemia”, completou o superintende regional de saúde de Uberlândia Marcelo José Pires Ferreira. Em dois meses, foram realizadas 1.798 entregas e percorridos 5.807 quilômetros, desde que iniciou, em 14/5 deste ano.

Diariamente, a Farmácia de Minas em Uberlândia atendia, presencialmente, 350 usuários. Em dois meses, o projeto já impactou significativamente na redução do fluxo de pacientes. “Gostaríamos de agradecer às pessoas que estão aderindo ao Medicamentos em Casa como também todos os envolvidos no processo”, destacou Sissi Ribeiro, farmacêutica e coordenara do Medicamento em Casa da Regional de Saúde de Uberlândia.

Além do Medicamento em Casa e adoção das medidas sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, diversas estratégias estão sendo adotadas para evitar aglomerações na Farmácia de Minas, são elas: aumento da dispensa por mais tempo; entrega dos medicamentos aos pacientes que fazem tratamento pelas clínicas de hemodiálise; pacientes do grupo de risco podem preencher a declaração autorizadora para um terceiro retirar a medicação e sendo imprescindível que o paciente compareça somente no dia do agendamento do recibo, pois a capacidade de atendimento é distribuída de forma sistematizada ao longo dos dias úteis do mês.

Medicamentos em Casa

O projeto Medicamento em Casa é uma parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99 e envolve a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Defesa Civil, que em Uberlândia, também conta com o apoio da Polícia Militar.

Os pacientes contemplados recebem uma ligação na véspera do atendimento agendado, para informar sobre a entrega. Por isso é importante que o cadastro esteja atualizado, e pode ser feito pelos canais de atendimento do Whatsapp (31) 98282-4324 e e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.gov.br – informando nome completo, CPF, telefone e endereço completo. Caso não recebam o contato prévio, os pacientes devem comparecer normalmente na sede da Farmácia de Minas.

Além de Uberlândia, o Projeto está contemplando pacientes em Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Juiz de Fora, Pouso Alegre e Teófilo Otoni.