A importância da hidratação nesse clima quente e seco

By | 1 de outubro de 2020

Temos visto diversas notícias de que teremos recordes de temperatura nos próximos dias. Aliado a isso, o clima está bastante seco, o que agrava ainda mais os quadros respiratórios e traz o risco de desidratação. Então, diante de um tempo quente e seco, qual a importância da hidratação?

Bem, ela é essencial – não é à-toa que todos os médicos recomendem que a gente beba vários litros de água diariamente. Com o calor e a baixa umidade do ar, essa necessidade pode ser ainda maior. Quer saber por que a hidratação protege o nosso corpo? Ficou interessado em tomar a quantidade certa de água? Confira o nosso post!

Qual a importância da hidratação para o nosso corpo?

Nosso organismo é composto por cerca de 70% de água. Ela está dentro de todas as nossas células, no sangue, no cérebro, entre as articulações.. Nosso organismo usa a água para funções como:

  • auxiliar nas reações químicas que produzem energia para as células;
  • lubrificar nossa boca, a garganta e todas as demais partes do sistema respiratório;
  • produzir saliva e secreções para ajudar na condução e digestão dos alimentos;
  • manter a temperatura do nosso corpo estável;
  • permitir a circulação adequada do sangue.

Essa são apenas algumas das centenas de funções da água no organismo.

Por que se hidratar durante o clima quente?

Nosso corpo precisa manter uma temperatura estável, que deve ficar por volta de 35,5 a 37,5°C medidos nas axilas. Caso contrário, várias reações importantes começam a falhar. Quando atingimos temperaturas acima de 39º a 40º, ocorre, inclusive, risco significativo de morte devido à hipertermia – esse é o nome que os médicos dão para temperaturas corporais elevadas.
Quando o calor chega com os termômetros acima de 30ºC, nosso organismo tem dificuldade em manter a faixa de temperatura saudável. Então, usa mecanismos para se resfriar, como o suor. Com isso, ele libera muito mais água do que o normal e, consequente, a desidratação ocorre com mais facilidade.

E no clima seco?

Lembra que falamos que a água atua na lubrificação do sistema respiratório, do aparelho digestivo e da pele? Quando o tempo está seco é como se o ar roubasse a umidade do corpo de forma que ele se resseque mais rapidamente. Por esse motivo, beber água é muito importante para repor a hidratação perdida.

Qual a quantidade certa de água que devemos beber? Com qual frequência?

A gente sempre ouve que devemos beber dois litros de água todos os dias. Então, primeiro precisamos desmitificar essa ideia: a quantidade de água não é fixa para todo mundo. Ela depende especialmente do peso do indivíduo, do sexo e da idade. De forma geral, os adultos precisam de 35 ml por cada quilo de peso. Então, é preciso levar isso em consideração na hora de planejar a quantidade de água (aqui, não vale tomar outros líquidos) a ingerir durante o dia.

Portanto, a hidratação é essencial nesse clima quente e seco e vai ajudar nosso organismo a repor todo a água que falta para funcionar bem. Os benefícios são enormes e fundamentais para uma vida saudável.

Quer saber melhor sobre como cuidar da saúde? Confira as nossas redes sociais!

Deixe uma resposta