Dezembro laranja: o que é e como prevenir o câncer de pele?

By | 15 de dezembro de 2020

Autor: Ricardo Tadeu de Carvalho

O mês de dezembro sempre é acompanhado de muita reflexão sobre tudo o que se passou no último ano e de várias promessas para o futuro. É muito natural o desejo de oferecer uma melhor versão de nós para o próximo ciclo. Por isso, convidamos você para uma retrospectiva: o que você fez para cuidar da sua pele? Para alertar as pessoas sobre os riscos de deixar de cuidar desse órgão tão importante, existe o Dezembro Laranja.

No último ano, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais fez parte de várias campanhas. Cada mês recebe uma cor e um alerta para doenças muito frequentes, mas que poderiam ser prevenidas ou tratadas precocemente se as pessoas adotassem alguns cuidados pessoas e coletivos. Esse é o caso do Outubro Rosa para o Câncer de Mama e do Setembro Amarelo para o Suicídio.

Por último e não menos importante, está o câncer de pele, o tumor mais frequente nos adultos e nos idosos. Quer saber mais? Acompanhe o nosso post!

O que é o câncer de pele?

Nossa pele está sujeita a várias agressões externas pelos raios de sol e pela poluição ambiental. Alguns maus hábitos, como o tabagismo, também causam danos internos a ela. Com isso, o material genético (a receita de bolo das nossas células) fica comprometido. 

Assim, as células começam a se multiplicar muito mais rápido e de forma desordenada. Consequentemente, perdem suas funções no corpo e invadem outros órgãos e estruturas. É isso que chamamos de câncer ou de tumor maligno.


yellow-ribbon-on-white-wooden-frame-near-the-row-of-colorful-awareness-ribbon (2)

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/fundo’>Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

O câncer de pele ocorre quando eles crescem a partir de alguma das células das camadas desse órgão. O mais preocupante deles é o melanoma, que aparece como uma manchinha preta irregular.

Como prevenir o câncer de pele?

Algumas medidas simples são:

  1. use sempre protetor solar durante o dia, mesmo que você vá ficar dentro de lugares fechados;
  2. evite o sol entre 10h00 da manhã e 04h00 da tarde. Nesses horários, os raios de sol são mais perigosos ainda que você esteja usando protetor solar;
  3. use óculos que protejam contra raios ultravioletas;
  4. use camisetas, bonés e lenços nas regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol;
  5. beba muita água;
  6. evite fumar e beber.

Quando suspeitar do câncer de pele?

Algumas coisas podem ajudá-lo a identificar que uma lesão pode ser um câncer, como:

  • crescimento progressivo, que pode ser lento ou rápido;
  • ela não melhora ou regride, mesmo depois de você ter feito tratamentos por conta própria ou por indicações médicas;
  • é irregular ou parece invadir outras regiões do corpo;
  • você nota que ela é diferente de outras regiões e lesões da sua pele;
  • você está emagrecendo mesmo sem fazer dieta ou comer menos.

Nesses casos, procure um médico o quanto antes. Não precisa ser um dermatologista, não! Os profissionais dos centros de saúde estão preparados para identificar o câncer de pele e encaminhar os pacientes para os especialistas quando necessário. Por achar que não é nada demais, a pessoa pode acabar demorando para procurar um médico. Uma manchinha boba que não sara pode ser um problema muito sério de saúde. A prevenção e o tratamento precoce podem salvar a sua vida.

Quer receber outras dicas de saúde diretamente no seu Instagram? Siga a página da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais!

Deixe uma resposta