Dezembro Laranja: quais são os tipos de câncer de pele?

By | 15 de dezembro de 2020

Estamos no Dezembro Laranja! O último mês do ano traz um alerta importante para um problema de saúde muito importante e que pode ser prevenido: o câncer de pele. Mas você sabia que há vários tipos diferentes de tumores nessa região?

Isso acontece porque a pele é composta por vários tipos de células. Quando algumas delas começam a se multiplicar rapidamente sem controle, perdendo sua função e podendo invadir outros órgãos, falamos que é um tumor maligno.

Cada tipo de câncer de pele tem um comportamento diferente. Alguns são muito agressivos e podem provocar consequências sérias se demorar para tratar. Quer entender melhor? leia até o final!

Quais os tipos de tumor de pele?

A pele pode ser acometida por vários tipos de tumores, como:

Câncer de pele basocelular

Nas camadas mais externas, existe o tumor basocelular. Ele pode se parecer com um pequeno caroço, uma ferida ou uma verruga que crescem lentamente ou sangram de vez em quando. Em alguns casos, ele pode ter um leve brilho parecido com o de uma pérola, mas não é sempre.

Na grande maioria das vezes, ele não espalha para outros órgãos e leva a casos que colocam a vida em risco. Mas devem ser retirados antes que cresçam muito e seja necessário retirar também partes de ossos e outras estruturas perto do tumor.

Câncer de pele espinocelular

Seu comportamento é muito parecido com o câncer basocelular, mas seu comportamento é um pouco mais agressivo. Ele pode invadir outras regiões com mais facilidade e cresce mais rapidamente.

tipos

Foto: Arte/TV Globo (https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/12/07/entenda-os-tipos-de-cancer-de-pele.ghtml)

 

Câncer de pele melanoma

É o tipo mais grave, podendo se espalhar para órgãos nobres, como o cérebro e o pulmão. Na maioria das vezes, surgem como uma mancha geralmente preta (ou marrom escuro) e irregular com crescimento acelerado. Podem aparecer inclusive abaixo da unha. Devem ser identificados e tratados o quanto antes. 

images

Crédito: Reprodução/MinS

Como prevenir o câncer de pele?

Como em muitas doenças, as nossas atitudes podem reduzir bastante as chances de desenvolver o câncer de pele. Para isso, precisamos cultivar bons hábitos e cortar aqueles que fazem mal!

Bons hábitos

  • Usar protetor solar durante o dia! Faça isso sempre, mesmo que você vá ficar dentro de lugares fechados!
  • Usar óculos que protejam contra raios ultravioleta! As lentes precisam ser adquiridas em locais confiáveis!
  • Beba muita água! Cerca de 70% da pele é composta de água e a hidratação é importante para manter a proteção!
  • Comer bem: as vitaminas A e C são antioxidantes naturais para a pele. Ou seja, alimentos ricos nelas ajudam a prevenir e reparar agressões nas células!
  • Vestir  camisetas, bonés e lenços nas regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol!
  • Acompanhar sua saúde com um médico! Isso pode ser feito gratuitamente nas unidades de saúde de Minas Gerais!

Maus hábitos 

  • Pegar sol entre 10h00 da manhã e 04h00 da tarde! Nesses horários, os raios de sol são mais perigosos ainda que você esteja usando protetor solar, ok?
  • Fumar e beber em grande quantidade e/ou com frequência!
  • Comer alimentos industrializados com frequência. 
  • Demorar ou deixar de ir ao médico quando nota algo diferente no corpo!

Com essas medidas simples, o câncer de pele pode ser prevenido. Especialmente, os raios de sol ultravioleta são os maiores vilões e é preciso proteger nosso corpo com protetores solares. Além disso, quando os tumores são identificados precocemente, as chances de cura aumentam bastante. Assim, pode-se evitar consequências mais graves.

 

Quer saber mais sobre a prevenção  dessa e de outras doenças importantes? Então, siga nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta