Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ciclo de Debates sobre visibilidade travesti e transexual

30 de agosto de 2016 - 31 de agosto de 2016

content_edt_visibilidade_trans-01

Este ano, o BDMG aderiu ao programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. Estabeleceu-se então um comitê que vem atuando na execução de um plano de ações dividido em quatro módulos de atuação: Transexualidade, Racismo, Pessoas com Deficiência e Feminismo. O Programa está em sua 6ª edição, sendo esta a primeira com adesão de empresas mineiras como Cemig, Copasa, Rede Minas e Codemig, além do BDMG.

Nos dias 30 e 31 de agosto (terça e quarta-feira), o programa apresenta um ciclo de debates sobre visibilidade travesti e transexual. Na terça-feira (30/8), ocorre a a Mesa 1 com os temas “Saúde, Identidade e Violência” e, na quarta-feira (31/8), a Mesa 2 “Mercado de Trabalho e Acesso à Educação”.

O evento ocorre no Auditório do BDMG. O endereço é a rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes, Belo Horizonte/MG. A entrada é gratuita, com vagas limitadas devido à lotação do espaço.

Programação completa

30/08/2016 – terça-feira – 18h30

Módulo 1: “Visibilidade Trans”
– Mesa redonda 1 – “Saúde, Identidade e Violência”

Anyky Lima – Presidente do Cellos (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais) e representante da Secretaria de Direitos Humanos na Saúde da Pessoa Idosa na Antra (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), na Região Sudeste. Coordenadora de Multiplicadores no projeto BH de Mãos Dadas pelo DST-AIDS e conselheira do CONDH.

Sissy Kelly – Representante da Rede TransBrasil e militante e ativista dos direitos humanos da cidade de Belo Horizonte. Possui um trabalho de conscientização e luta pelo fim da discriminação de pessoas em situação de rua, travestis e transexuais idosas e idosos, pessoas que vivem e convivem com HIV.

Paulo Bevilacqua – Artista plástico, cursou artes plásticas na Escola Guignard (UEMG) e é graduado em Design de Produtos pela FUMEC. Idealizador dos sites TransEmpregos e Transerviços.

Raul Capistrano – Homem trans, universitário, um dos responsáveis pelo TransEnem, pré-vestibular voltado para pessoas trans. Discorrerá sobre a vivência trans, hormonização e aceitação.

Sofia Favero – Acadêmica de Psicologia, vice-presidente da Amosertrans (Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis), administradora da página Travesti Reflexiva, coordenadora do EducaTrans e da Semana da Visibilidade Trans de Aracaju.

Vanessa Sander – Graduada em Ciências Sociais pela UFMG, mestre em Antropologia Social pela Unicamp, doutoranda do Programa de Ciências Sociais e vinculada ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp. Atualmente, pesquisa as experiências e trajetórias de travestis em privação de liberdade.
31/08/2016 – quarta-feira – 18h30

Módulo 1: “Visibilidade Trans”

– Mesa redonda 2 – “Mercado de Trabalho e Acesso à Educação”

Sayonara N. B. Nogueira – Professora de Geografia, consultora acadêmica, especialista em Educação Inclusiva e Coordenação Pedagógica, técnica em Políticas Públicas de Gênero e Raça e coordenadora de Comunicação da Rede Trans Brasil – Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil. Também é membro suplente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT – CNCD/LGBT e administradora do site redetransbrasil.org

João W. Nery – Pioneiro na causa dos homens trans no Brasil, psicólogo, consultor em gênero e sexualidade e ativista dos direitos humanos e autor do livro “Viagem Solitária”, em que narra sua vivência. Por ser um símbolo dessa luta, o projeto de lei PL 5002/2013, que dispõe sobre o direito à Identidade de gênero, leva seu nome.

Daniela Andrade – Ativista transexual, com formação superior em Letras e Tecnologia da Informação, e uma das fundadoras do portal Transempregos. Discorre sobre sua vivência na universidade e no mercado de trabalho.

Maria Clara Araújo – Ativista transexual, estudante de Pedagogia da UFPE. Responsável por um manifesto que culminou na mudança da política de nomes sociais em sua universidade. Fala sobre a experiência na academia e sobre suas pesquisas em Educação.

Rafaela Vasconcelos Freitas – Doutoranda em Psicologia Social pela UFMG, graduada e mestre em Psicologia pela mesma universidade; integra a equipe de coordenação do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG) e do Núcleo de Gênero da Clínica de Direitos Humanos da Faculdade de Direito/UFMG.

 

Detalhes

Início:
30 de agosto de 2016
Final:
31 de agosto de 2016
Evento Categorias:
,
Evento Tags:
, , , , , , , ,

Local

Auditório do BDMG
Rua da Bahia, 1600, Lourdes
Belo Horizonte, MG Brasil
+ Google Map