• Este evento já passou.

Reabertura do Museu da Loucura em Barbacena

18 de maio de 2016 @ 14:30 - 15:30

Museu da Loucura_Barbacena_2016

Será realizado nesta quarta-feira (18/5), no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o evento de reabertura do Museu da Loucura, que passou por uma intensa revitalização, cujo projeto ficou sob a responsabilidade do artista gráfico Edson Brandão.

Os trabalhos tiveram início em junho de 2014, com ampla reestruturação do prédio, adequação de área física, e restauração e ampliação do acervo. Desde então, o museu permanecia fechado para visitas. A nova exposição permanente mostra além da história do hospital, informações sobre a reforma psiquiátrica, a trajetória da luta antimanicomial e os serviços substitutivos em Barbacena, ampliando o conceito histórico, acrescentando recursos tecnológicos e modernizando, assim, o circuito expositivo.

Sobre o Museu

O Museu da Loucura foi criado em 16 de agosto de 1996 – em 2016, completam-se 20 anos de fundação-, através de uma parceria entre a Fhemig, CHPB e a Prefeitura Municipal de Barbacena – Fundação Municipal de Cultura. Desde sua criação até os dias atuais, somam-se 131.156 visitantes registrados no livro de assinaturas. O acervo é constituído de textos, fotografias, documentos, objetos, equipamentos e instrumentação cirúrgica, que relatam a história do tratamento ao portador de sofrimento mental.

Evento: Solenidade de reabertura do Museu da Loucura
Data: 18 de maio de 2016 (quarta-feira)
Horário: 14h30
Local: Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena – Av. 14 de agosto, s/nº – Floresta – Barbacena/MG